Todo ano, eu faço a minha lista de melhores quadrinhos que eu li. Não tenho a intenção de criar a melhor lista do mundo, nem de ler todos os quadrinhos publicados, é apenas uma forma de dividir minha opinião com você leitor.
Mesmo fazendo um ranking, isso não significa que achei uma obra necessariamente melhor que a outra.
Aqui vai a lista com meus favoritos de 2019.
10 - SENHOR MILAGRE - Vol 2
Apesar de não ter o mesmo teor do primeiro, que retratava o herói lutando contra a depressão, este volume ainda é uma ótima história, que foge dos clichês do gênero super heróis. Uma ótima leitura.
9 - BILL FINGER
Esta biografia em quadrinhos do co-criador do Batman é o tipo de HQ essencial pra qualquer fã de hq que se interessa pela história do meio. E além do excelente trabalho de pesquisa histórica, ela tem uma trama muito envolvente e bem escrita.
8 - VIRGEM DEPOIS DOS 30
Confesso que, enquanto lia, achei nem estranha as narrativas de cada um dos homens aqui retratados. Elas me soavam absurdas e fora da realidade. Mas no último capítulo, o autor do livro que deu origem à este mangá fala sobre sua pesquisa, então eu compreendi. Elas são estranhas por se tratarem das narrativas que eles próprios contam pra si pra justificar sua virgindade. Aí, passei a achar a obra genial!
Sou suspeito em falar dest mangá, pois me tornei fã do Naoki Urasawa desde que li Monster. Mas aqui ele continua nos dando outra obra excelente. Sua versão de uma história do AstroBoy do Tezuka é instigante, com suspense e reviravoltas na medida certa. É impossível adivinhar o que vem em seguida durante a leitura.
6 - A MARCHA - LIVRO 2
Ano passado, coloquei o Livro 1 na minha lista de melhores, e este ano, o segundo também entra. Mais que uma continuação da primeira parte, aqui o foco dá uma guinada, perdendo o tom otimista que o começo dos protestos aparentavam, pra chocar com a violência extrema que os integrantes dos grupos de militantes sofreram. Foi uma leitura angustiante.
5 - ÚLTIMO ASSALTO
Daniel Esteves é um grande roteirista, e essa é uma de suas melhores histórias. Ela foge dos clichês do gênero, tanto do policial quanto de histórias sobre esportes, e apresenta a realidade das nossa periferias como ela é, e com personagens envolventes. Uma das ótimas obras da hq nacional.
4 - O DIA DE JÚLIO
Dos irmãos Hernandez, eu gosto mais do Jaime. Mas esta obra foi uma das que mais me encantou deles. A forma simples e tocante sem ser piegas com que Gilbert conduz sua narrativa. Cada página representa 1 ano na vida dos personagens, e com pouco espaço, ele é capaz de contar muito sobre eles. Uma obra que merece ser mais elogiada.
3 - SALSEIRADA
Al Stefano sabe como encantar o leitor. Aqui temos uma leitura que passeia por vários climas, sem perder o estilo. A forma como ele conduz os personagens pelo enredo, cheios de vida e emoções, ao ler nos sentimos ao lado de cada um deles. Acredito que essa hq será muito elogiada com o tempo.
2 - TRÊS BURACOS
Shik o é um artista sensacional! Ele sabe como colocar em um mesmo caldeirão de influências o faroste, o drama, o suspense, e a crítica social. Essa história mantém o interesse do leitor até o final. Gurdadas as devidas proporções, este é o Bacurau dos quadrinhos.
1 - SOLITÁRIO
Eu nunca tinha ouvido falar de Chabouté até o Pipoca e Nanquim começar a falar das obras dele. Resolvi conhecê-lo por esta, e me apaixonei. A forma como o autor trabalha a ambientação da hq é fantástica. Passeamos nossos olhos pelas páginas, e dá até pra ouvir o som do mar durante a leitura, mesmo sem uma onomatopéia qualquer. A hq possui muitas páginas, mas dá pra ser lida numa tacada só, e sem ser cansativa em momento algum.
--------------------------------------
É isso.
Espero que tenha gostado, e que, se não leu algo da lista, que ela sirva como guia de recomendação.
Até a próxima postagem!
Quer ler todos os meus quadrinhos?
Me acompanhe nas redes sociais!
Facebook: https://www.facebook.com/LexyQuadrinhos
Twitter: https://twitter.com/LexySoaresHQ
Instagram: https://www.instagram.com/lexy_soares_hq/
Nenhum comentário:
Postar um comentário