A trajetória do Coletivo Quarto Mundo é contada em um ótimo livro, que se destaca tanto pela história da iniciativa quanto pelos quadrinhos selecionados e republicados no volume. Um livro indispensável pra quem quer conhecer, ou relembrar, dessa trajetória.
9 - Ugrito 35: Novos JovensUma hq bem humorada e despretensiosa, mas cujo humor tem uma crítica comportamental certeira. E muito engraçada.
8 - O Último MosqueteiroSou fã do Jason, tenho tudo que a Editora Mino publicou aqui. E este mais recente álbum já coloco junto do mais criativos do autor.
7 - IrskaalA melhor Sci-fi em quadrinhos que li há anos. Uma história diferente do lugar comum do gênero, muito bem produzida, e cativante.
6 - Basquetito Allstar
O gibi mais engraçado que li em 2024. Cada página me arrancava altas gargalhadas.
5 - HQ de Fato: Luto é um Lugar que não se vêEsta hq é jornalística, mas tem um texto poético e reflexivo tão belo, que toca até quem não tenha passado por um luto.
4 - BrabaEsta coletânea de quadrinhos brasileiros feita pra ser publicada nos EUA tem ótimas hqs. Todas elas! Cada uma mostra toda a qualidade e criatividade artística de seus realizadores, e nenhum deles decepciona.
3 - As Guerras de Lucas
Sou fã de Star Wars desde criança, e mesmo já conhecendo a maioria das histórias aqui narradas, vê-las sendo recriadas conseguiu me surpreender. E a forma como os autores conduzem, com drama e emoção no ponto exato. Me senti redescobrindo Star Wars.
2 - Quando Nasce a AutoestimaMesmo sendo homem, esta hq baseada na biografia vida da autora me tocou bastante. A forma como os vários fragmentos da vida, narrados ora de forma objetiva, ora subjetiva, toca fundo em nosso íntimo.
1 - Pigmento
A hq que considero a melhor leitura do ano é uma história envolvente, em poucas palavras e com desenhos bastante expressivos, Aline Zouvi capta cada emoção da protagonista, e transforma em imagens que nos dizem muito, mesmo com poucos diálogos. É um exercício de linguagem em forma de quadrinhos, e muito competente.